Coração Cheio

  
Buenas Remadores!  
 
Como vão todos? Todos na luta? 
 
Cara, tava pensando, como a gente fala besteira

 
Os jovens carregam consigo um desejo muito grande de encontrar o verdadeiro sentido da sua vida, e o descobrimos em Cristo: o verdadeiro ideal, real motivo de viver. E desde então nosso coração gostaria de estar perfeito para este Cristo. Gostaríamos, todos nós, jovens, de não termos vontade de pecar, não desejarmos o mal de alguem ou conseguir viver a caridade, castidade, pureza, humildade, a fé e todas as outras virtudes de forma perfeita, sem a tendência constante ao pecado. 

 
Huá!
  
A gente costuma lutar no nosso ritmo, claro, dando o nosso melhor mas caindo muitas vezes naquele pecado que cada um sabe ser o que nos tem “vencido” tantas vezes e tem sido a causa de verdadeiros abalos na nossa alma por tanto tempo. Mas também costumamos encher-nos de porcaria sem nem, às vezes, percebermos que o fazemos. 

 
Quantas vezes piadas sujas acabam fazendo parte do teu dia? Às vezes (e eu arriscaria dizer frequentemente), nós deixamos escapar um comentário maldoso, um comentário sobre alguem, sobre a aparencia de alguem (boa ou ruim), um julgamente pré-estabelecido sobre alguma situação sem sabermos avaliar a intenção dos envolvidos… 

 
Enfim. 

 
Onde eu quero chegar é no ponto de que nossas atitudes e os desejos do nosso ser humano, frágil e de carne fraca, são o resultado daquilo que nós colocamos pra dentro de nós. 

 
Dá pra até pra fazer uma analogia: O coração é o orgão que bomba o sangue e faz com que se espalhe por todas as partes do corpo. Aquilo que passa pelo coração percorrerá todo o resto, fará parte por completa do nosso corpo. De forma espiritual, podemos dizer que tudo aquilo com o que encheres o teu coração vai ser passado para o resto de ti, e resultará nas tuas ações externas. 

 
Como podería um jovem agir santamente se seu coração estiver sendo lentamente abastecido de orgulho, luxúria, vaidades, invejas, ciúmes, egoísmo, soberba, avareza, etc. 

 
Usemos isto como um ponto de exame de consciência: Com o que estou enchendo meu coração? Do que meu coração é feito neste momento? E o que posso fazer de forma prática (uma ação concreta, atos, gestos visíveis e externos) para substituir o pecado em meu coração por virtudes que me podem conduzir a santidade? 

 
Um grande abraço, 

 
Sem. Cléber Rodrigues
Seminário Maria Mater Ecclesiae, Itapecerica da Serra – SP
1º ano de filosofia.
ONDA/REMO/REDE 

 
semicleber@hotmail.com
@cleber6
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário